Páginas

26 de outubro de 2010

O ALTO PREÇO DO SALTO

Uso constante e excessivo de salto alto causa deformidades na panturrilha e nos dedos dos pés, além de problemas posturais e dores nas pernas. Um dos maiores símbolos da feminilidade é, sem dúvida, o salto alto. Sinônimo de elegância e poder para elas, o acessório é peça fundamental no guarda-roupa da maioria das mulheres. Algumas, por estilo ou imposição profissional, são obrigadas a usar salto todos os dias da semana. O problema está justamente aí! Estudos recentes indicam que o uso continuado desse modelo de calçado pode causar sérios problemas às usuárias.

As pesquisas realizadas pela Manchester Metropolitan University e pela Universidade de Viena constataram um encurtamento das fibras e dos músculos das panturrilhas daquelas que usam salto alto o dia inteiro, durante toda os dias semana. Os pesquisadores analisaram onze mulheres, usuárias constantes de salto alto de pelo menos cinco centímetros, cinco dias na semana, durante dois anos ou mais. As estruturas óssea e muscular delas foram investigadas.

Entre os problemas verificados nessas mulheres, percebeu-se que elas eram 13% mais baixas do que as que não usavam salto alto. Seus tendões de Aquiles — conexão entro o osso do calcanhar e o músculo da panturrilha — também eram mais curtos do que os das demais.

Outras consequências da sobrecarga imposta pelo uso dos saltos são deformidades nos joelhos e nos dedos do pé, problemas posturais e dores nos membros inferiores. Fazer com que as mulheres deixem de usar salto alto é algo, digamos, utópico. Porém, existem maneiras moderadas de uso, indicadas por especialistas. De acordo com a fisioterapeuta Aline Brito, os calçados de salto alto devem ser usados de forma alternada, por três vezes na semana, no máximo, e durante quatro horas diárias...

Para saber mais acessem: CREFITO 9

Nenhum comentário: