Páginas

29 de novembro de 2011

JÁ OUVIU FALAR SOBRE PLICA SINOVIAL?


A plica sinovial é uma “dobradura” na membrana sinovial que está presente em mais de 70% da população (Pereira, 2003), mas que normalmente não oferece risco à saúde. Essa plica pode vir a se tornar uma preocupação, ou seja, ser patológica à medida que a pessoa sofre algum trauma direto a capsula ou por uso excessivo da articulação do joelho.

A plica sinovial é de difícil diagnóstico pois apresenta sintomas muito semelhantes a de outras complicações e por isso é importante uma boa análise e um bom exame físico por parte médica.. Os principais sintomas são dor e edema local, principalmente na região anterior do joelho. Caso seja diagnosticado a plica sinovial patológica (após trauma), começa então o tratamento conservador, baseando-se em medicamentos antiinflamatórios, repouso por parte do paciente, recursos terapêuticos como o gelo ou até recursos térmicos como o ultra-som que irão ajudar na diminuição da dor e do inchaço, melhorando assim o quadro clínico do paciente. Caso a dor persista, é indicado então a cirurgia, para que aja a raspagem da plica.

É válido lembrar a importância de um treinamento acompanhado por um profissional. Não pratique atividades com dores, inchaços, ou alguma outra dificuldade, pois isso poderá agravar sintomas e dificultar a recuperação.

Quer saber mais? Clique Aqui!!

Texto do Acadêmico de Fisioterapia Cainã Berwanger 

3 comentários:

Geraldo Barbosa disse...

Olá Reinaldo,
Deixo registrada a minha visita ao Blog.
Um bom domingo!

eva disse...

Parabéns pelo seu blog. Regards

Anônimo disse...

Eu nunca tive isso mas parece que é algo muito doloroso!
Para prever doenças ou estar menos estressada eu sempre vou a acupuntura no centro, pelo menos uma vez por semana.