Páginas

5 de setembro de 2011

PREVENÇÃO DE LESÕES É O FOCO DO CORINTHINANS

Neste mês setembro, um ano após a inauguração do novo CT do Parque Ecológico, o Corinthians fará o lançamento oficial do Lab-Corinthians-R9, um moderno complexo de aplicação da biomecânica para o tratamento e prevenção de lesões para atletas profissionais. Idealizado pelo doutor em biomecânica Luciano Rosa, o centro foi pensado pelo médico Joaquim Grava, pelo fisioterapeuta Bruno Mazziotti e contou com o apoio de Ronaldo, que em agosto de 2010 participou da reunião que deu o pontapé inicial do projeto, inédito num clube de futebol do Brasil. O iG esteve no local na última semana.

“É importante o clube pensar nos seus atletas trazendo uma estrutura de ponta como essa. Não é inovador, não é inédito no mundo, mas é um grande passo para o esporte profissional no país”, comentou Mazziotti, responsável direto pela recuperação de Adriano que, em breve, também passará pelo laboratório. Com essa estrutura, o corpo médico do Corinthians quer ter em breve o mapeamento completo de todos os atletas da base para diminuir as chances desses jogadores se machucarem. “O que a gente percebe hoje é que os jogadores estão indo cada vez mais cedo para a mesa de cirurgia. Esse laboratório aponta as possíveis causas e ajuda a minimizar lesões. Evitar é impossível, porque o futebol é esporte de contato”, disse Bruno Mazziotti.



No laboratório, os profissionais do Corinthians medem a força de contato, os ângulos e as velocidades das articulações durante os movimentos de salto, corrida, chute, entre outros movimentos de acordo com a necessidade clínica do atleta. Nas três plataformas instaladas no corredor central da sala, mede-se as forças de reação dos apoios durante a aceleração e a desaceleração, e desta forma pode-se analisar como esse esforço afeta as articulações e os músculos do atleta. Além disso, é possível também diagnosticar a forma da pisada do jogador, que descalço observa se a forma como pisa o chão é correta ou não.

Leia na íntegra clicanco AQUI

Nenhum comentário: