Páginas

28 de setembro de 2010

E você, o que fez pelo seu corpo, hoje?

Caros Leitores

Hoje, após um dia cheio de atendimentos e orientações a pacientes que buscavam o alívio para dores, tanto físicas quanto da alma, recebi de um amigo fisioterapeuta de Fortaleza-CE, um convite para leitura de algo que traduziu muito do que vejo, mas que guardo na forma de sentimento ao invés das palavras. Apesar disso, apesar de podermos dizer muito com um gesto, um olhar, devemos utilizar as palavras para que mesmo os mais desapercebidos possam compreender o que temos a dizer. Pois bem, sobre a Fisioterapia, esse meu amigo sente o seguinte:

POR: Meudo Filho – Fisioterapeuta.

Ao cuidarmos dos indivíduos que nos procuram, buscamos despertar a consciência necessária para o encontro mais importante de suas vidas. Na ver­dade, o reencontro com o seu corpo, essa casa onde você não mora. Acabamos nos perdendo com o passar dos anos, des­viando a atenção para os outros, para o trabalho e para os bens materiais, assim nos distanciando de nós mesmos, geran­do sensações de rigidez, abandono, desâ­nimo, prisão e esquecimento, traduzidas no descontrole da saúde.

Ao analisarmos o papel do fisiotera­peuta, identificamos a grande finalida­de da sua atuação: dar vida! Devolvê-la! Mas, você sabe onde a deixou? Talvez perdida no processo de adoecimento e estagnação mental, física e emocional a que nos submetemos no decorrer de nos­sa existência. Por isso, convidamos você: mexa o corpo, exercite a mente! Ainda dá tempo! Não faltam razões para se movi­mentar: força aos músculos e ao coração, desenvolvimento de crianças, aumento da capacidade mental de adultos, diminuição do déficit cognitivo em idosos, além do combate à depressão. Para usufruir des­ses ganhos, basta inserir algumas ativi­dades de movimento na sua rotina diária.

Pesquisas atuais comprovam que exercícios terapêuticos facilitam essas transformações. Atualmente, dispomos de inúmeras técnicas. Através da percep­ção das sensações, peça fundamental do esquema corporal, a RPG – Reeducação Postural Global – favorece uma verdadeira mudança postural, objetivando a consci­ência das tensões, do realinhamento das estruturas, o equilíbrio do tônus e o novo posicionamento corporal. O Pilates é uma técnica de reeducação do movimento, composta por exercícios alicerçados na anatomia humana, capazes de aumentar a flexibilidade e a força muscular, melho­rar a respiração, corrigir a postura, reduzir o estresse e prevenir lesões.

Continuem a leitura no Blog Fisioterapia & Saúde

Nenhum comentário: