Páginas

16 de setembro de 2010

GINÁSTICA LABORAL GANHA ESPAÇO NO SETOR EMPRESARIAL

Programa de exercícios simples evita uma série de doenças laborais

Entre as atividades que ganharam destaque no setor empresarial está a ginástica laboral, uma forma de manter os funcionários em boas condições físicas e psicológicas com exercícios determinados por profissionais de fisioterapia ou educação física de acordo com as funções desenvolvidas durante o trabalho.
Muitas das principais queixas de quem passa por problemas como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), também conhecidos como lesão por esforço repetitivo (LER), é a falta de orientação e de atenção dos administradores com a situação dos empregados.
De acordo com o fisioterapeuta Péricles Machado da Physio Athletic, com ações simples - como seções de alongamento ao longo do dia - várias doenças relacionadas à rotina diária poderiam ser contornadas.
A partir da adoção da ginástica laboral, os empregadores percebem a diminuição do índice de afastamento por lesões, o que traz mais qualidade de vida. O interesse do funcionário pelo trabalho é maior e assim o desempenho, a qualidade do serviço oferecido e a produtividade aumentam. Além disso, valorizaram mais a marca e a empresa que atuam perante a sociedade — acrescenta o fisioterapeuta.
Segundo Machado, para os colaboradores, os benefícios vêm em quatro pontos, o fisiológico, o psicológico, o social, e o empresarial.
Entre as vantagens citados por Péricles estão o combate ao sedentarismo, estresse, depressão e a ansiedade.
Com essa simples atividade, a sensação de disposição e bem-estar é ampliada. Ocorre um aumento da flexibilidade, da coordenação e da resistência e uma maior mobilidade corporal. A atividade física oferecida por muitas empresas favorece também a mudança da rotina, reforça a autoestima e beneficia a autoimagem — diz.
As empresas que criam esses programas se adaptam aos padrões definidos pelo Plano Nacional da Saúde do Trabalhador em busca de saúde, qualidade e bem-estar para os trabalhadores.
 
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3042103,Ginastica-laboral-ganha-espaco-no-setor-empresarial.html

Um comentário:

RODRIGO QUEIROZ disse...

Querido Reinaldo, o blog está ótimo, parabéns mesmo. Vamos à luta pela fisioterapia