Páginas

7 de setembro de 2010

TRAÇÃO VERTEBRAL: "Uma Mentira Perigosa?"

Antes de começar: Aurélio online:
RECONSTRUÇÃO = Ato ou efeito de construir
RECONSTRUIR = Construir de novo / Reedificar / Renovar / Refundir

RECONSTRUÇÃO MÚSCULO-ARTICULAR = renovação músculo-articular
Pergunta: É possível fazer uma renovação das condições musculares e articulares?

Através do blog do Dr Jorge Brandão (, fisioterapeuta da FisioVida em Fortaleza-CE, cidade onde morei por muito tempo e onde iniciei meus estudos em Fisioterapia, acessei um site que colocava em xeque alguns procedimentos particulares da fisioterapia, mais especificamente, a tração vertebral. O problema não é colocar em xeque! Absolutamente! O problema é fazê-lo de modo irresponsável e enganador.

Caros amigos, Fitz Ritson, no ano de 1984!!! no Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics (Mar; 7(1):39-49), publicou um artigo com o título: Therapeutic Traction: a review of neurological principles and clinical applications, ou , Tração Terapêutica: revisão dos princípios neurológicos e aplicações clínicas. Neste artigo vocês podem verificar que a tração vertebral cervical quando aplicada em conjunto com exercícios isocinéticos e manipulações quiropráticas, tem efeito extremamente positivo sobre as cefaléias tensionais originadas a partir da musculatura posterior do pescoço somado a uma biomecânica patológica da coluna cervical.

Outro Estudo de Joghataei et al (Clin Rehabil.2004, Dec;18(8):879-87), onde se teve como objetivo determinar se a combinação da tração intermitente com métodos da fisioterapia convencional são mais eficazes que os métodos aplicados de modo isolado na melhora da força de preensão no tratamento de pacientes com radiculopatia unilateral cervical no nível de C7, chegou-se a conclusão de que a aplicação da TRAÇÃO cervical combinada a eletroterapia e exercícios produzem uma melhora imediata  função de preensão (aperto de mão) em pacientes com radiculopatia cervical.

Cleland et al (J Orthop Sports Phys Ther. 2005 Dec;35(12):802-11.), numa série de casos de consecutivos pacientes com radiculopatia cervical, observou que de 91% dos pacientes demonstraram significativa redução da dor e melhora na função quando tratados com terapia manual, TRAÇÃO cervical e exercícios de fortalecimento muscular.

Harrison et al (J Manipulative Physiol Ther. 1994 Sep;17(7):454-64), numa pesquisa que objetivava investigar experimentalmente os efeitos da TRAÇÃO extensão – compressão combinada com técnicas de manipulação quiropráticas e ajustes em mesa de drop sobre a lordose cervical, verificaram que uma transformação em uma configuração lordótica ou o aumento da lordose cervical ocorreram e foram verificadas na maioria dos pacientes do grupo que recebeu o tratamento proposto, concluindo que o tratamento proposto pode melhorar ou potencialmente restabelecer a lordose cervical dentro de 10 a 14 semanas de tratamento.

Bem, vamos ficar por aqui. Estes 4 estudos publicados em periódicos indexados já podem nos dar uma idéia dos benefícios do procedimento de TRAÇÃO vertebral. Os Estudos aqui citados se referem apenas a região cervical. Mas há infindáveis publicações que se referem à região lombar. Lembro que todos os procedimentos devem ser realizados apenas por quem tem habilitação e treinamento para tal. Uma tração realizada de modo errado, logicamente, pode trazer sérios danos a um paciente. Isto é verdade, tanto quanto um PARACETAMOL administrado de modo inadequado pode matar alguém.

Nenhum comentário: