Páginas

16 de agosto de 2011

PERFIL DO IDOSO NO BRASIL


O número de idosos no Brasil vem crescendo a cada ano que passa. Segundo a projeção de crescimento da proporção da população de 60 anos ou mais de idade segundo o sexo, mostra que o número de idosos, tanto homens como mulheres vem numa crescente considerável. Em um parâmetro global, comparando com outros países, a população de idosos no Brasil corresponde a 8,6% da sua população total, onde esse número é maior nos países de primeiro mundo, como a Itália por exemplo.

Feito um levantamento de 1991 ao ano 2000, é visto que a população de terceira idade (60 – 80) cresceu em relação à quarta idade (acima de 80). A proporção de idosos relacionados ao município das capitais brasileiras mostra o alto índice de idosos em cidades mais desenvolvidas como o Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. No mesmo comparativo mostra-se que o número de idosos que moravam na zona rural no ano de 1991 diminuiu quando comparado ao ano 200, mostrando uma maior migração da população para os centros urbanos.

Quando se vê a condição do idoso na família, tem-se que a maioria deles é responsável pela renda familiar. O número de pessoas acima de 60 anos que mora sozinho é mais alto nas cidades de Porto Alegre, Rio de janeiro e Curitiba. Em uma divisão regional, o número de idosos pelo seu domicílio diminuiu comparando os anos de 1991 e 2000. O número de idosos responsáveis pela sua casa e que são alfabetizados tem aumentado no ano de 2000 quando comparado ao ano de 1991. Dividindo os idosos por renda salarial, vê-se que a maioria deles ganha o que corresponde a até um salário mínimo, apesar de esse número estar diminuindo.

Texto publicado na íntegra e de autoria dos acadêmicos:
Acd. Cainã Berwanger (5º período de Fisioterapia)
Acd. Jailton Peixoto (5º período de Fisioterapia)


Nenhum comentário: