Páginas

1 de setembro de 2011

SAIBA MAIS SOBRE A FIBROMIALGIA


A fibromialgia é uma síndrome dolorosa de etiopatogenia desconhecida que atinge preferencialmente mulheres, sendo caracterizada por dores musculoesqueléticas. O principal sintoma é dor difusa, principalmente nos pontos típicos da doença, conhecidos como “tender points” . São 18 pontos de dor, e se o indivíduo apresentar pelo menos onze pode ser considerado como portador dessa síndrome.
Para ajudar no diagnóstico da fibromialgia, além da dor difusa (espalhada pelo corpo), existem outros sintomas primários como distúrbios do sono, rigidez matinal e fadiga muscular, e sintomas secundários como depressão, ansiedade, cefaléia, síndrome do cólon irritado, etc.

Existem várias formas de tratamento, como medicações anti-inflamatórias, anti-depressivos e analgésicos. Na área da fisioterapia, estudos comprovam que atividades físicas moderadas, alongamentos, terapias aquáticas, como o watsu, ajudam na diminuição da dor consideravelmente. A osteopatia tem mostrado bons resultados, e o acompanhamento psicológico é indispensável para o sucesso no tratamento. Consulte um fisioterapeuta e saiba mais sobre a Fibromialgia e como lidar com ela da melhor forma.

Cainã Guimarães Berwanger Da Silva                              
Fisioterapia – quinto período
 FACULDADE UNIRON

Nenhum comentário: